Com a intenção de aumentar o estoque de leite humano para beneficiar os bebês internados nas maternidades estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) faz um apelo, nesta quinta-feira, 14, às mães que amamentam para realizarem doações nos Bancos de Leite Humano (BLH) do Tocantins. A principal urgência é no Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (BLH/HMDR), que enfrenta um estoque crítico de leite.
O leite materno é essencial para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, sendo a amamentação um dos pilares fundamentais para o crescimento adequado. Quando a mãe não pode amamentar por alguma razão, o banco de leite oferece suporte ao bebê por meio da doação de leite humano de outras mães. Para mais informações sobre como contribuir, os interessados podem entrar em contato pelos números: (63) 3218-7734 e 0800-646-8283.
A coordenadora do BLH/HMDR, Walkíria Pinheiro, alertou sobre a situação atual, mencionando que, no momento, 34 bebês internados no hospital necessitam urgentemente de leite materno para sua recuperação. "O estoque de leite do Dona Regina está em nível crítico, por isso, pedimos a colaboração de todas as mães que amamentam para que se tornem doadoras. Para facilitar, oferecemos a inscrição no banco de leite, fazemos o cadastro na casa das mães, entregamos o kit de doação e oferecemos orientação. Basta ligar para o número 63 3218-7734", afirmou Walkíria.
Juliana Lopes, doadora de leite humano no HMDR, compartilhou sua experiência: "Doar leite materno é um gesto de amor e solidariedade. Como mães, sabemos o quanto o nosso leite é rico em nutrientes essenciais para o crescimento dos nossos filhos. A doação ajuda bebês em situações delicadas, como os internados em UTIs neonatais ou aqueles que não têm acesso ao leite materno. É um ato simples, mas profundamente gratificante, que promove saúde e bem-estar para outras crianças."
De acordo com o Ministério da Saúde, toda mãe que tem produção excedente de leite pode ser uma doadora. Para participar, basta estar saudável e não utilizar medicamentos que afetem a amamentação. O banco de leite realiza a coleta do leite em domicílio, proporcionando mais comodidade para as mães.
Os endereços e contatos dos Bancos de Leite e pontos de coleta estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Tocantins.
Foto: Saúde/Governo do Tocantins