O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) iniciou a implementação das provas teóricas de forma digital, como parte de sua modernização dos serviços. O projeto piloto, que está sendo realizado na sede do órgão em Palmas, está sendo monitorado para ajustes e melhorias, com a previsão de expansão para todo o estado em um futuro próximo.
Arlindo Fogaça, gerente da Banca Examinadora do Detran/TO, destacou a importância dessa mudança, que visa não apenas atualizar a tecnologia, mas também melhorar a eficiência, agilidade e acessibilidade dos serviços para os cidadãos. Ele ressaltou que a digitalização também contribuirá para a redução do uso de papel, aprimorando a qualidade do atendimento e diminuindo os tempos de espera.
O corretor Givanildo Barbosa, que participou do exame digital, elogiou a nova forma de aplicação das provas. Segundo ele, a possibilidade de corrigir respostas sem a necessidade de rabiscar o papel, como no modelo impresso, torna o processo mais eficiente e rápido.
Atualmente, o Detran/TO está aplicando a prova digital para um número médio de 30 a 45 candidatos por dia. Após a fase de testes, a previsão é de que o serviço seja expandido para unidades do Detran em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Taquaralto, e depois para outras regiões do estado.
Para realizar o exame eletrônico, é necessário que os candidatos passem por uma coleta de foto e biometria no setor de habilitação do Detran antes da prova. O sistema irá verificar essa informação antes de permitir a realização do exame digital, e, caso o procedimento não tenha sido feito, o candidato não poderá realizar a prova.
O exame teórico digital conta com 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo necessário acertar pelo menos 21 para avançar no processo de habilitação. O tempo disponível para a realização da prova é de uma hora.
Tags
TOCANTINS