Olá tem roupas de crianças ?

Governo do Tocantins realiza o primeiro Fórum de Mineração do Estado

 

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração (Ameto), realizará no dia 6 de dezembro o I Fórum de Mineração do Estado, evento que marca um momento significativo para o setor mineral. Reconhecido como a nova fronteira mineral do Brasil, o Tocantins ganha destaque no cenário nacional.

A iniciativa, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), ocorrerá das 8h às 18h, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O fórum contará com a participação de grandes mineradoras que atuam na região, além de representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor. Com 400 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: https://forms.gle/fau5ZMXzuKqcuLDd7.

Durante o evento, serão abordadas inovações tecnológicas, pesquisas, softwares e outros avanços aplicados à indústria mineral. Além disso, serão apresentados dados sobre investimentos, fiscalização e gestão do setor. Os participantes poderão visitar uma exposição de minerais da região, como ouro, esmeralda, cristais diversos e fosfato, no hall de entrada do Palácio Araguaia.

Destaques do Tocantins no setor mineral

O Estado vem ganhando notoriedade pela produção de pedras preciosas, minerais metálicos e elementos essenciais para a transição energética, como os chamados terras raras. A região de Palmeirópolis, por exemplo, é referência em estudos sobre depósitos polimetálicos, como zinco, cobre, prata, enxofre e ouro.

No sudeste do Estado, a mineradora Aura Minerals registra resultados expressivos na extração de ouro. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Tocantins ocupou, em 2021, o 9º lugar nacional na comercialização de ouro sob regime de Concessão de Lavra, com 90 kg produzidos, e a 4ª posição sob o regime de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), com 230 kg.

O Tocantins também é destaque na produção de calcário e fosfato. O calcário, utilizado como corretivo agrícola e na fabricação de cimento e cal, posicionou o Estado em 4º lugar no ranking nacional em 2023, com base no Valor da Produção Beneficiada. Já no caso do fosfato, o Tocantins ocupa a 3ª posição na produção bruta nacional.

Com um cenário promissor, o I Fórum de Mineração do Tocantins promete ser um marco histórico, promovendo debates sobre as tendências e perspectivas do setor, além de reunir importantes representantes do segmento no Brasil.


Foto: Bianca Marinelli/Governo do Tocantins

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Olá tem roupas de crianças ?

نموذج الاتصال