Olá tem roupas de crianças ?

Em operação piracema da Naturatins, 200 metros de redes de pesca é apreendida


O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está conduzindo a Operação Piracema 2024/2025 para combater a pesca predatória durante o período de defeso, com atividades que se estendem até esta segunda-feira, 25. A operação, iniciada na última quinta-feira, 21, nos municípios de Pau D’Arco e Arapoema, resultou na apreensão de 200 metros de redes de emalhar e 10 kg de peixe ilegal.

Durante a ação, foi registrado um auto de infração de R$ 900 por pesca em período proibido, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98).

As fiscalizações incluíram patrulhamento terrestre e aquático no Rio Araguaia, além de atividades educativas para a população local. Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização do Naturatins, acompanhou as ações e ressaltou a importância da operação para preservar as espécies e o equilíbrio do ecossistema. Ele explicou que a missão do Naturatins é garantir o cumprimento das normas de preservação, proteger os estoques pesqueiros e promover a conscientização sobre a relevância do defeso.

O pescado apreendido foi doado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Arapoema, beneficiando famílias assistidas pelo órgão. Também foram distribuídos materiais educativos para as comunidades ribeirinhas, com orientações feitas através de veículos de comunicação locais. Todo o material apreendido foi enviado para a sede da Diretoria Regional do Naturatins em Araguaína.

Além disso, durante a operação, o Naturatins se reuniu com o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira Souza, para discutir futuras parcerias para fortalecer a fiscalização e promover a educação ambiental. O prefeito demonstrou interesse em criar uma unidade de fiscalização municipal em parceria com o Naturatins, além de ações educativas sobre a piracema, queimadas e a preservação das praias locais.

A Operação Piracema continuará até o final do período de defeso, previsto para 28 de fevereiro de 2025, com fiscalizações, blitzes educativas e repressivas, e atividades de conscientização ambiental. Na próxima semana, o projeto Peixe + será levado aos municípios de Xambioá, Araguanã, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia.


Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Olá tem roupas de crianças ?

نموذج الاتصال